
Compartilhe este post
A retinografia panorâmica é um exame oftalmológico de alta tecnologia que permite a visualização e documentação de até 200 graus da retina, a camada mais interna do olho responsável pela formação das imagens.
Segundo a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, cerca de 75% dos casos de cegueira no Brasil são causados por doenças da retina, reforçando a importância deste exame.
A retinografia panorâmica é um exame não invasivo que utiliza uma câmera especial para capturar imagens digitais da retina, com registro das áreas mais periféricas desta estrutura. Através dele, é possível detectar alterações e doenças oculares, como a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, oclusões vasculares, entre outras.
O exame é indicado por oftalmologistas para pacientes com histórico de doenças oculares, diabetes, hipertensão, alta miopia, entre outras condições que podem afetar a saúde da retina.
Além disso, é recomendado para pessoas acima de 40 anos como parte de um check-up oftalmológico regular devido ao aumento do risco de doenças da retina com o avanço da idade.
Durante o exame, o paciente se posiciona em frente ao equipamento, apoiando o queixo e a testa em suportes ajustáveis. O oftalmologista então direciona um feixe de luz ou scanner de laser para o olho do paciente - a depender da tecnologia do equipamento - e este é refletido de volta para a câmera, formando uma imagem digital da retina.
O procedimento, na maioria das vezes, não requer dilatação da pupila, é rápido e leva cerca de 5 a 10 minutos para ser concluído. O paciente que não for submetido a dilatação pode retomar suas atividades normais imediatamente após o exame.
Precisa realizar uma retinografia panorâmica? Com a Retina Clinic, você tira todas as suas dúvidas e faz o agendamento deste e de diversos outros exames através do WhatsApp. Clique no botão abaixo e fale conosco!
Leia artigos relacionados para expandir seu conhecimento.